Oque é Branding, Briefing, Framework, SEO e Mashup.

Posted on março 15, 2007. Filed under: Termos e expressões |

Série: Termos e expressões que você deveria conhecer.

#1 – Oque é Branding, Briefing, Framework e Mashup…

Muitos de vocês , e eu também, já devem ter dado de cara com termos ou palavras desconhecidas quando estão lendo algum artigo ou assunto de determinado interesse.

Sempre quando estou lendo revistas, livros e artigos sobre desenvolvimento para web esbarro em palavras muitas vezes desconhecidas, e como todo bom profissional tem que ser e DEVE ser curioso, estou sempre pesquisando o real significado dos termos desconhecidos.

Abaixo segue alguns termos muito usados por profissionais da área de desenvolvimento para web. Entenda um pouco sobre elas e se possível pesquise-as mais detalhadamente.

Branding É um trabalho de construção de uma marca junto ao mercado. Sua execução é tomada por ações que posicionam a marca e divulgam a marca no mercado.

Briefing (Conjunto de informações para desenvolver um trabalho) – É um documento utilizado a cada vez que que uma informação passa de um ponto para outro, com o propósito de organizá-la corretamente e de assegurar a passagem da informação certa – da pessoa certa para a pessoa certa – na hora certa, da maneira certa com o custo certo. O sucesso ou fracasso desta operação depende, é claro, de saber o que é certo no contexto, pois o que é certo para uma situação pode não ser certo para outra. Em seu termo mais simples, briefing significa a passagem de informação de uma pessoa para outra.

O briefing é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.

Em posts futuros, falarei mais sobre o briefing, oque ele mudou no meu processo de desenvolvimento e quais os itens não podem faltar nesse documento.

Framework ou arcabouço – é uma estrutura de suporte definida em que um outro projeto de software pode ser organizado e desenvolvido. Um framework pode incluir programas de suporte, bibliotecas de código, linguagens de script e outros softwares para ajudar a desenvolver e juntar diferentes componentes de um projeto de software.

Frameworks são projetados com a intenção de facilitar o desenvolvimento de software, habilitando designers e programadores a gastarem mais tempo determinando nas exigências do software do que com detalhes tediosos de baixo nível do sistema.

SEO – é um conjunto de regras e métodos usados para melhorar o posicionamento (PageRank™) de websites na listagem de resultados das Máquinas de Busca e pode também ser considerado um subconjunto de regras para o marketing em sistemas de Busca.

O termo SEO (do inglês, Search Engine Optimizers, Acrônimo SEO) também se refere a indústria de consultoria, que trabalham na otimização de projetos e websites de seus clientes. Alguns comentáristas, e também alguns profissionais de SEOs, dividiram os métodos usados por seus praticantes em categorias como os “SEO de chapéu branco” (geralmente utilizam métodos aprovados pelos sistemas de busca, como a prática de construção de conteúdo e melhoria da qualidade do site), ou “SEO de chapéu negro” (utilizam truques como “cloaking” (camuflagem do conteúdo real da página) e spamdexing). O termo `spamdexing´ (originado da fusão de spam e indexing) refere-se a pratica de Spam direcionada aos motores de busca.

Mashup – é um website ou uma aplicação web que descontinuamente combina em seu conteúdo de mais de um código.

Definições retiradas do: http://pt.wikipedia.org

Anúncios

Make a Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: